2020: um Desafio. 2021: Mais Trabalho

Por Luís Guilherme Pontes, Diretor Executivo Pontes Hotéis

Desafio. Esta é a palavra que melhor define o ano de 2020 no segmento hoteleiro. Os fortes impactos da pandemia que assola o mundo ainda são sentidos de modo que jamais poderíamos imaginar.  Da nossa parte, tivemos que fechar por três meses as portas do Atlante Plaza e Summerville Beach Resort – tal qual fizeram unidades hoteleiras de todo o Brasil e muitos outros países, em um cenário sem precedentes.  No lugar de reservas, cancelamentos e adiamentos se tornaram a nossa triste realidade.

Porém, mesmo de portas fechadas aos hóspedes, o trabalho continuou intenso, com algumas áreas funcionando de forma remota, para que definíssemos que ações seriam necessárias para adequar os hotéis à nova realidade. Também fizemos os trabalhos de manutenção necessários, construímos o que estava faltando e, ainda, começamos a preparar a dentro de novos protocolos de saúde. O objetivo era levar aos hóspedes ainda mais cuidados em saúde e segurança do que já estávamos acostumados. Era preciso se reinventar e, para isso, tivemos que abrir a mente para absorver as novas ideias, flexibilidade para adequar nosso modo de agir, força para não esmorecer diante da difícil realidade.

Assim, logo colocamos em prática o que estava nos planos para nos defendermos do coronavírus. Readequamos a estrutura dos hotéis, investimos mais em tecnologia, criamos processos para incentivar comportamentos que se tornaram mais necessários em tempos de pandemia, criamos diretrizes operacionais próprias do Pontes Hotéis & Resorts para esse novo tempo. Entre ações estão: distanciamento social, áreas (pub, clubinho infantil e outras) temporariamente fechadas, uso de máscaras, dispensers de álcool gel espalhados em vários ambientes, check-in que pode ser feito via aplicativo de celular, reforço na higienização de enxovais e ambientes, máximo aproveitamento da ventilação natural, mais cuidado no modo de se servir em nossos restaurantes, entre outras.

A volta

Em julho pudemos voltar a receber com a nossa capacidade reduzida e grande foi a nossa expectativa em ter nossos hóspedes de volta. Fizemos investimentos em Marketing e Comunicação para mostrar a nova realidade. Então tivemos um grande alento: hóspedes costumeiros voltando e novos chegando e, para nossa alegria, muitos relatos de que estavam se sentindo em segurança. Voltamos a realizar ações diferenciadas, em áreas como entretenimento e gastronomia, para movimentar os hotéis. Até uma trupe de circo com trapézio e tudo – em que os hóspedes podem “voar”” – chegou ao Summerville! Ainda mencionamos a intensificação das ações de sustentabilidade, que julgamos essenciais a qualquer empresa que pense além do negócio.

O Futuro

Quando nossa gestora executiva de vendas e marketing, Carolina Pontes escreveu neste blog a respeito do DNA do Pontes Hotéis & Resorts, ela mencionou o quanto somos desbravadores e ousados. Sendo assim, não focamos apenas em fazer os ajustes que 2020 exigia, mas também no futuro a partir de 2021. Além de hospedar pessoas, temos o objetivo de encantá-las cada vez mais, criar memórias que as deixem felizes, seja estando conosco a lazer ou trabalho. O novo ano já começou por aqui: ouvimos o hóspede e o atendemos, tornando o Atlante Plaza um hotel pet friendly e com o Summerville se transformando em um resort all inclusive premium a partir de março. Para que este último se torne realidade estão sendo realizadas renovações e ampliações em vários ambientes, estamos trazendo novidades na área de A&B, inclusive com novo gerente do setor, Melvyn McIntyre, renomado no segmento hoteleiro, e já começamos o treinamento de pessoal para oferecer um atendimento também premium.

Foram muitos desafios, mas é em momentos assim, seja em empresas ou na vida de qualquer pessoa, que percebemos quem realmente está do nosso lado disposto a encarar batalhas. Já sabíamos do profissionalismo do nosso pessoal, mas foi o apoio e confiança que depositaram em nós nos fortaleceu ainda mais. De 2020 trouxemos, em vez de uma pesada lembrança de problemas, o modo corajoso como os enfrentamos.

Lembramos que 2020 também teve a marca de ser o ano em que o Summerville recebeu o prêmio Travellers’ Choice Tripadvisor 2019, ficando em 5º lugar entre os 25 melhores hotéis para famílias no Brasil, 1º em Porto de Galinhas para família e 12º lugar na América do Sul – importantíssimo principalmente porque trata-se de uma escolha dos hóspedes! É nesse pensamento de fazer cada vez melhor pelas pessoas que recebemos 2021. Torcemos para que logo tenhamos momentos mais tranquilos, não só para o setor hoteleiro, mas para todos. Continuaremos a trilhar nosso caminho com seriedade, vontade de receber bem, inovação constante e sendo referência em hotelaria. Que venha o novo ano! A família Pontes Hotéis & Resorts está unida, pronta para recebê-los!