Negócios e Análise de Dados na Hotelaria

Negócios e Análise de Dados na Hotelaria

Por Louiz Viana, Gerente Corporativo de Controles e Custos do Pontes Hotéis & Resorts

Em um mercado extremamente competitivo ser eficiente na gestão dos custos é tão importante quanto gerar receitas. Analisar dados, otimizar recursos e reduzir despesas têm se tornado, cada vez mais, fatores decisivos para a sobrevivência das empresas. No ramo hoteleiro o time de custos é peça fundamental para a maximização dos resultados. Com o revenue management (gerenciamento de receita), utilizamos estrategicamente informações para identificar oportunidades de vendas nas demandas de consumo.

Garantir a qualidade do produto entregue e a manutenção dos custos dentro dos limites estabelecidos exige da controladoria uma velocidade cada vez maior no envio de informações. Não dá mais para esperar o envio de uma planilha para sabermos quais nossos custos de alimentos e bebidas, amenidades, descartáveis e, ainda, quais itens mais se destacam nessas rubricas.

Business Intelligence

Com objetivo de otimizar o trabalho da equipe e fornecer de forma precisa e rápida as respostas para as perguntas acima, no Pontes Hotéis & Resorts desenvolvemos uma ferramenta de Business Intelligence (Power BI). Elas têm atualizações automatizadas, conectada a várias fontes de dados.

O Business Intelligence é um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e, ao mesmo tempo, apresentar informações que ajudam os responsáveis pelas corporações a tomar decisões de negócios acertadas. Ele é formado por ferramentas, aplicativos e metodologias que possibilitam às organizações coletarem dados de sistemas internos e fontes externas, preparando-os para análise e desenvolvendo consultas em relação a eles.

Agora, com poucos cliques, temos as respostas para várias perguntas que aguardávamos dias para serem esclarecidas. Esse tipo de ferramenta permite que o gestor administre seus números em “tempo real”. Desta forma, o trabalho agora é analisar e agir imediatamente, sem perda de tempo. Como resultado, essa inteligência de negócio associada à tecnologia permite facilitar o dia a dia dos gestores e maximizar os resultados da empresa.  

Paulista Praia Hotel S/A. ©2024