Black Friday Summerville: Vendas e Espírito de Equipe

Por Mariana Cruz, Coordenadora de Marketing do Pontes Hotéis & Resorts

Resultado mais que positivo, com o trabalho de uma equipe unida, instigada e cheia de garra. Assim foi a Black Friday do Pontes Hotéis e Resorts, que aconteceu na última semana de novembro (25 a 29/11) e, para felicidade de quem deseja se hospedar no Summerville Beach Resort, ainda trouxe uma grande novidade: a “Summer Monday”, estendendo até a segunda-feira (30/11) a oportunidade de reservar hospedagens no resort em Porto de Galinhas, que é considerado o “melhor para famílias” no balneário, com valores mais baixos do que os praticados normalmente.

O ano de 2020, por conta da pandemia da Covid 19, tem sido atípico para toda a sociedade e bastante difícil para muitos setores da Economia, incluindo o hoteleiro, que amargou meses de portas fechadas. No Pontes Hotéis & Resorts, em vez do desânimo, vimos tudo como um desafio, uma oportunidade. Então, no final de novembro, tivemos a chance de mostrar nosso espírito de superação com a Black Friday, período em que lojas e serviços do mundo inteiro têm a sua maior promoção, com preços menores do que os praticados no resto do ano.

Descontos e All Inclusive Premium

Pelo lado do consumidor, a Black Friday é uma oportunidade imperdível para adquirir um produto ou serviço que almeja há muito tempo, de modo facilitado. Para quem é fornecedor, uma data especial, que demanda um planejamento minucioso para que o resultado seja proveitoso para ambas as partes envolvidas.  Não foi diferente conosco. O planejamento para esse evento começou meses antes, com lideranças de vários setores da empresa envolvidas para definir fatores como metas a serem atingidas, quantos e que funcionários trabalhariam direta e indiretamente na ação e de que modo tudo seria posto em prática. Válido dizer que não queríamos apenas vender, atingir metas financeiras – o desejo era proporcionar a realização de um sonho aos futuros hóspedes.

Para isso, concedemos até 30% de desconto para quem se hospedasse entre os meses de março a dezembro de 2021, com diárias a partir de 899 reais. O mês inicial foi estratégico: é quando todos os hóspedes do Summerville passarão a usufruir de um sistema All Inclusive Premium, com todas as refeições, petiscos, lanches e bebidas alcoólicas, de marcas premium, incluídos na hospedagem. Além disso, até duas crianças de até 14 anos, na mesma acomodação dos pais, podiam se hospedar de forma gratuita e, para completar, uma grande facilidade: a possibilidade de dividir o valor da compra em até 12 vezes sem juros.

Espírito de equipe

Para alcançar o resultado esperado, um fator foi primordial: instigar a equipe que estaria à frente das vendas e aos outros profissionais envolvidos. Foram realizados treinamentos e muitas conversas, para que todos estivessem “na mesma página”, como costumamos dizer. No Marketing, pensamos desde o conceito que estaria presente em nossas campanhas de divulgação, nas formas de envolver os públicos interno e externo, a concepção de materiais que seriam utilizados e até fatores que podem parecer estranhos, mas que fizeram a diferença, como “formas de aliviar o estresse, caso viesse a ocorrer, de forma divertida”.

Tivemos uma equipe grande envolvida no atendimento exclusivo para as vendas na Black Friday, além de outros profissionais, de áreas diversas, também trabalhando. Os horários foram estendidos, indo até a madrugada, para comodidade dos clientes. Todos trabalharam em uma sala especial, temática, cujo objetivo maior era estimular uns aos outros a fazer a sua parte da melhor forma, com brilho no olhar, vontade de vencer. Todos os materiais e equipamentos para a realização estavam lá, prontos para serem utilizados, mas, além disso, trouxemos um “algo mais” para o nosso grande time: alimentação disponível a qualquer momento, espaços confortáveis, premiações, itens de conforto, que incluiu até massoterapeutas de plantão, e, principalmente, a confiança irrestrita que pôde ser sentida por todos.

O resultado? As vendas foram 200% maiores do que no mesmo período de 2019 – isso, repito, em um ano atípico como tem sido este que estamos! Sem dúvidas, muito positivo. Outro ganho: o Summerville também foi destaque em vários veículos de comunicação, pelos diferenciais que apresentou. Porém, quero ressaltar um ganho intangível que certamente permanecerá não só as entre os que trabalharam na Black Friday, mas que começa a se espalhar por todos que fazem o Pontes Hotéis & Resorts: um senso de equipe, de pertencimento e união que tantas empresas lutam para conquistar. Este foi nosso maior ganho e, não tenho dúvidas, se refletirá em tudo que fizermos daqui por diante, de modo extremamente positivo. Que venham novos desafios! O nosso time está pronto!